segunda-feira, 18 de junho de 2012

Doença Profissional

Muitas investigações têm sido relatadas em que relacionam certas doenças com aquilo que comemos (dioxinas, aspartame), bebemos ( bisfenol-A) libertado pelos plásticos, ainda recentemente foram retirados os biberões que o continham considerados perigosos para os recém-nascidos e respiramos ( dióxido de carbono) libertado pelos escapes de automóveis.

Outros investigadores contestam porém estas afirmações, com o aplauso das várias industrias.
Mas, como dizem os franceses, petit à petit l'oiseau fait son nid, e recentemente em França foram revistas os quadros das doenças profissionais, reconhecendo a doença de Parkinson provocada pelos pesticidas como doença profissional.
O decreto designa por pesticidas o conjunto dos " produtos de uso agrícola e produtos destinados à manutenção de espaços verdes" como os biocidas e os anti parasitários usados nos animais.

Na lista que indica os trabalhos susceptiveis de provocar a doença figuram a manipulação dos pesticidas por contacto ou por inalação.

O decreto introduz igualmente outras modificações: - dermatites irritativas pelo formaldeido e os seus polímeros ( reconhecida em Portugal) e entre as doenças cancerígenas provocadas por tóxicos acrescentou-se o carcinoma da nasofaringe.

Para quando a introdução desta doença de Parkinson na lista das doenças profissionais também em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário