segunda-feira, 28 de maio de 2012

FMI

Quem é esta mulher que a poucos dias do DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, diz que tem mais pena das crianças africanas que das criança gregas!

Culpa os pais das crianças gregas de serem os culpados da situação de desespero em que vivem muitos pequenos seres na Grécia.

O que se passa no FMI e no recrutamento das suas chefias. Primeiro vem um tarado sexual e a seguir esta mulher insensível, será que a França se quer ver livre desta gente?

Até quando temos de aturar estes indivíduos em postos chaves da economia mundial?

sexta-feira, 25 de maio de 2012

LIVRO A FOTO


Finalmente consegui colocar no meu blogue o convite do lançamento do livro da FOTO.
Sendo um dos autores, convido todos os meus leitores e seguidores para comparecerem no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Clássica no dia 11 de Junho.

Só para aguçar a curiosidade, esta é uma foto datada de 1963 em que 21 jovens se discontraiam a jogar futebol no Instituto Superior Técnico. Um deles, ou melhor uma delas, retirou essa foto do baú e enviou via email para alguns amigos. O desafio foi feito por um deles: "vamos escrever um livro que retrate as nossas vidas deste esse momento até aos dias de hoje". E 2 anos depois aí está o livro com 8 autores.

COLÓQUIO/TERTÚLIA NA LIVRARIA LEYA EM FARO, ORGANIZADO PELA ASSOCIAÇÃO CIVIS QUE TEVE LUGAR A 18 DE MAIO DE 2012









O meu amigo e colega Francisco Leal Paiva, convidou-me para participar no colóquio "O PAPEL DOS CIDADÃOS NA DEMOCRATIZAÇÃO DA SAÚDE"


A Mesa era constituída além do moderador Dr. Paiva e eu próprio, pelos enfermeiros Jaime Ferreira do Hospital de Faro e um representante o sindicato de enfermagem.
Todas as intervenções referiram os cortes cegos feitos na saúde e as suas consequências.
Ficou claro que a destruição do Serviço Nacional de Saúde, inscrito na Constituição da República, está a ser feito com o argumento da sua insustentabilidade.
O debate com a assistência foi muito vivo e com grande participação, tendo a sessão acabado depois da meia-noite, hora do fecho da livraria.

PARABÉNS À ASSOCIAÇÃO CIVIS DE FARO PELA REALIZAÇÃO DESTAS TERTÚLIAS ESPAÇOS DE DEBATE QUE TANTA FALTA FAZEM NO NOSSO PAÍS

quarta-feira, 23 de maio de 2012


A Âncora Editora e a Reitoria da Universidade de Lisboa

têm o prazer de a/o convidar para o lançamento do livro


A Foto – E o Reencontro Meio Século Depois

de Jaime Mendes, Joaquim Letria, José Gomes de Pina, Mário Lino,


Noémia de Ariztía, Paula Mourão, Raimundo Narciso e Teresa Tito de Morais.


A obra será apresentada pelo Dr. Jorge Sampaio.


A sessão, que contará com uma intervenção musical de Carlos Mendes,

terá lugar no próximo dia 11 de Junho, segunda-feira, pelas 18:30 horas,

no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa,

Alameda da Universidade, Lisboa.

Finalmente já está! Ao fim de varias almoçaradas e jantaradas e trocas de emails e SMS o livro a FOTO está pronto a ir para os escaparates.
Por incapacidade minha, não consegui colocar a capa do livro, mas aconselho os meus seguidores a irem ao blogue: http://www.afoto1963blogspot.pt

terça-feira, 15 de maio de 2012

Monção-AyCarmela



Homenagem, na ponte de Monção, aos antifascistas portugueses mortos na Galiza durante a Guerra Civil Espanhola

A capa da TIME de Maio, mostra uma criança já crescida a mamar. Certo, a capa é provocatória, aliás a atitude da mãe é todo o contrário de maternal. Mas coloca um problema que todas as mães põem nas consultas de pediatria: -até quando o meu filho deve mamar?
Por volta dos anos sessenta houve uma corrente nos países desenvolvidos, em que as mães recusavam dar de mamar. Poucos anos depois houve um congresso mundial de pediatria, em que se chegou à conclusão, por demais óbvia, que nenhum leite industrial tinha as propriedades do leite materno.
As mães aderiram rapidamente, muitas vezes sujeitando-se a atitudes fundamentalistas de certos pediatras, que quase as culpavam de não produzir leite. Interrogados pelos jornais alguns pediatras conhecidos deram uma não resposta, disseram que o leite materno era sempre benéfico!

O meu pai, já falecido, contava que era frequente ver, quando iniciou a clínica pediátrica, fins dos anos trinta, crianças de cinco e seis anos escondidas atrás das portas, com vergonha, a mamarem ou a morderem as mamas das mães. Aliás iniciava o desmame muito cedo.

Aliás muitas vezes, ao fim de tantos anos, já sai pouco leite, não resultando qualquer beneficio para a criança.
A não ser que os pediatras regressem ao passado instituindo, as amas de leite.
Os psicólogos defendem como importante a relação mãe/filho, mas francamente na idade da criança da capa para haver uma boa relação já não é necessário mamar.

A " petite histoire" conta que o nosso rei Cardeal D. Henrique, tinha uma ama e que mamou até aos 80 anos.

Na vida como na medicina é fundamental ter bom senso e não cair em modas. Acredito que com a vida moderna, a maioria das mães rejeite dar de mamar até sempre.





sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESQUERDA


É agora….

 A vitória de Hollande, nas eleições presidenciais francesas, foi a vitória da esquerda. Não foi, como certos comentadores dizem, a derrota de Sarkozy.
Esta vitória nunca seria possível sem os votos da Frente de Esquerda, Partido Comunista e Verdes/ Ecologistas. Vejam-se as bandeiras hasteadas no grande comício da Bastilha. 

Chegou a hora de em Portugal assistirmos a esta união e de uma vez por todas o PS tirar o socialismo da gaveta.

Desde a cisão dos Partidos Sociais - Democratas na Europa, com a constituição da II Internacional, em 1889, os comunistas afastaram-se e, pouco a pouco, os socialistas foram renegando Marx.

Em Portugal a cisão da II internacional com as suas fações marxistas e possibilistas dividem os socialistas nos últimos anos da monarquia e primeiros da república. A aproximação destes aos republicanos, apesar de não ser consensual, enfraquece o partido e o anarco-sindicalismo sai reforçado no meio do operariado.

A formação do Partido Comunista Português, em 1920, é feita com muito mais quadros oriundos do anarco-sindicalismo, que dominava a Confederação Geral do Trabalho, do que oriundos dos socialistas que se tinham unidos aos republicanos.
A unidade entre socialistas e comunistas nunca existiu em Portugal, ao contrário da França ( Front Populaire, etc..), excetuando momentos muito pontuais da luta antifascista.

Vejamos o que se escrevia no Portugal Socialista, em Outubro de 1971, após a aprovação da Declaração de Princípios da Ação Socialista Portuguesa ( ASP).

« …Contrariamente à corrente “reformista” atual, impropriamente denominada de “socialismo democrático”, a essência da nossa “Declaração de Princípios” inspira-se no ideário do socialismo cientifico do século XIX. Se bem que a nossa carta se proclame a “herdeira de uma tradição socialista que, entre nós, já conta mais de um século”, e que nessa herança a inspiração do socialismo cientifico se sinta com maior ou menor intensidade, ela enuncia também, antes mesmo de repudiar o “caminho daqueles movimentos que, dizendo-se embora socialistas ou social-democratas, acabam por servir, deliberadamente ou de facto, os interesses do capitalismo internacional e do imperialismo”, que se situa na linha da inspiração profunda do pensamento marxista»
As outras forças que se reclamavam da esquerda entraram muitas vezes em lutas entre si que levaram à sua fragmentação. Pequenos grupos, de cento e tal militantes no máximo, separaram-se.

Os debates, entre as várias forças, eram por vezes patéticos com discussões intermináveis e bizantinas que não levavam a lado nenhum e o objetivo principal era de saber qual era o mais revolucionário enquanto as questões principais ficavam para segundo plano.
A direita sempre foi mais pragmática, quando toca a reunir nunca se engana, mesmo a extrema-direita.

Muitos anos se passaram e a história pós vinte cinco de Abril foi muito rica em acontecimentos, mas perante o momento em que vivemos na maior crise do capitalismo, de que há memória, é dever de todas as forças de esquerda se unirem para derrotar a direita no poder e dar outro rumo ao nosso país. Se queremos realmente construir uma nova sociedade devemos começar por uma crítica e autocritica implacável da esquerda no nosso país: Partido Comunista, Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Verdes, Renovadores Comunistas, Ecologistas, Indignados, Movimento dos Precários e outros devem pôr-se a questão:- queremos mudar ou queremos continuar a dizer que somos os melhores?
O fantasma de Marx paira novamente sobre a esquerda em todo o Mundo, temos que estudá-lo à luz do seculo XXI.

O que une a esquerda é muito mais do que a separa. Caros correligionários, como disseram os apoiantes de Hollande “é agora”.




quinta-feira, 10 de maio de 2012

FITOTERAPIA


Cuidado com os chazinhos


Muitos amigos meus recorrem às infusões de plantas vendidas em ervanários para a cura das suas maleitas.

A pouco e pouco foi – se, sub-repticiamente, impondo a ideia que os medicamentos são os químicos e os chazinhos são puros naturais, por isso, se não fazem bem também não fazem mal.

A ideia estabelecida no início do seculo XX que o evoluir da ciência e assim da medicina impor-se-ia de tal forma que as crendices e as chamadas “medicinas doces” seriam afastadas para sempre. Pura utopia, cada vez mais o cidadão dos países ditos desenvolvidos recorre a este tipo de medicina. Estudos realizados quer nos Estados Unidos quer na Europa alertam para uma procura cada vez maior da fitoterapia mesmo em crianças e mulheres gravidas.

Uma das mais em voga atualmente em muitos países é a fitoterapia.

A diretiva comunitária 2004/24/EC do parlamento europeu e do conselho de 31 de Março de 2004, tenta regulamentar os medicamentos tradicionais à base de plantas para uso humano.

Não conheço profundamente como se processa o registo dos medicamentos à base de plantas, contudo o INFARMED tem regularmente, por intermédio dos seus boletins, informados os médicos sobre as indicações e contraindicações de tais medicamentos.

Este meu post serve para alertar que nem todos os chazinhos são inócuos e que de todas as formas devem ser referidos aos médicos quando da colheita da história clinica. Pois, muitos deles interferem na coagulação ou com certos anestésicos. Também é obrigação dos médicos questionarem os doentes sobre a ingestão de medicamentos à base de plantas.

Muitas destes produtos são hepatotóxicos, nomeadamente os mais usados como especialidades indicadas para o bem-estar, para os distúrbios gastrointestinais, da menopausa e de emagrecimento. Ver o artigo de Licata A. e colaboradores: “ Herbal hepatotoxicity: a hidden epidemic. No Intern.Emerg. Medicine., 2012 April 4”
O chá verde, por exemplo, reputado pelas múltiplas propriedades terapêuticas e consumido em todo o Mundo, foi considerado suspeito em 58 casos de hépatotoxicidade. Na maior parte dos casos os pacientes tomavam “ complementos alimentares” sob a forma de comprimidos ou capsulas contendo fortes doses de epigalocatequina galato, antioxidante potente existente no chá verde. Sosseguem os bebedores de chá verde, porque em pequenas ou médias quantidades, tais como existem nas infusões, nunca foi referenciado qualquer problema. 
A valeriana, erva de S. João, a planta medicinal chinesa Jin Bu Huan, comercializada pelos seus efeitos contra a depressão ou sedativos, foi sinalizada em casos de hepatite aguda ou cronica.
São, porém, os produtos recomendados para a perda de peso, que estão melhor estudados.
Estes produtos contêm substâncias já proibidas em vários países, como a efedra que provoca alterações do ritmo cardíaco, o hidroxycut causador de problemas hepáticos e renais, etc….
O consumo destes produtos, de fácil compra na internet, pode vir a aumentar com o aparecimento crescente de casos de obesidade.

A hepatotoxicidade nem sempre vem da planta, como o ilustra uma observação publicada recentemente sobre o Ginseng, um dos produtos com maior expansão. O doente, com leucemia cronica, estava também a ser tratado com imatinib (utilizado no tratamento das leucemias). Se o Ginseng não é hepatotóxico, é conhecido por inibir o CYP3A4, a enzima principal implicada no metabolismo do imatinib. 

Os doentes devem ser esclarecidos de todos estes riscos, os médicos devem ser informados pelas autoridades competentes e os ensaios devem ser rigorosos segundo os princípios da medicina baseada na evidência.

 

sábado, 5 de maio de 2012

Pingo doce 1º de Maio 2012! Confusao Porrada Crise e Luta! Dia do Trabal...

PINGO DOCE


S. JERÓNIMO … MARTINS

                                               (o benfeitor)



O dono da pastelaria, onde costumo tomar o meu café da manhã, juntamente com Manuel Villaverde Cabral, Lobo Xavier e mais 2 colunistas do jornal I, acharam uma ótima ideia  a ação do Pingo Doce no 1º de Maio, sem nada de criticável, mesmo até louvável. Pois não deram a possibilidade a muitos portugueses fustigados pela crise de puderem encher as suas dispensas com produtos alimentares?

Comparar esta ação com os saldos em Paris, francamente Manuel Villaverde Cabral (não confundir com o meu afilhado o historiador com o mesmo nome) ….

Assisti, em Junho de 1967, na Suíça, a um açambarcamento, quando da guerra israelo-árabe, em que foi lançado o pânico, nas populações helvéticas, do perigo de um confronto generalizado e em que eram distribuídos papéis com informações dos mantimentos que se deveriam levar para os abrigos antiaéreos.
A guerra só durou 6 dias, mas os supermercados ficaram vazios durante vários dias, até ser reposto o stock. Também isto em nada pode ser comparado com a ação do merceeiro Manel dos Santos, aliás aqui não houve rotura de stocks no dia 2 de Maio todos os super funcionavam normalmente.

Será que estes doutos comentadores, sociólogos, economistas, jornalistas, politólogos que propagandeiam a ação do S. Jerónimo querem também ter um cartaz pendurado, como tem a Zita Seabra e o António Barreto, nas lojas do Pingo Doce a anunciarem os vinhos? Continuem que vão certamente ser presenteados.

Na altura dos meus avós, a mercearia do bairro vendia fiado a muitas famílias da classe média que viveram as crises dos anos trinta e da guerra. Também nessa altura as pensões dos militares, como no caso das minhas avós maternas, foram cortadas por Salazar o que logicamente fez baixar o poder de compra. Muitas destas famílias endividaram-se e alguns merceeiros deste país enriqueceram.

O que se passou no dia 1º de Maio, com a jogada do Pingo Doce foi grave. Não há dúvida que se tratou de uma provocação aos trabalhadores deste país já que as grandes superfícies tinham sido estigmatizadas por estarem abertas no feriado obrigando os seus empregados a trabalharem. E de certeza que trabalharam muito mais que nos outros dias.

O merceeiro quis mostrar como o povão, como dizem os brasileiros, se rendem a um prato de lentilhas e passam horas nas filas para obter um desconto de 50% nas compras superiores a cem euros.
E resultou, ficaram com a dispensa cheia mas sem dinheiro para pagar eletricidade, a renda da casa , etc...
Uma senhora afirmou que esteve seis horas na fila da caixa para pagar, porque muitas pessoas pagavam com cheques ou cartões e o dinheiro dos magros salários ainda não tinham entrado no banco. Por isso L. Xavier, não foi por ser o primeiro dia do mês, que foi montada esta ação. 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CARNEIRADA






CUIDADO É SEMPRE DE DESCONFIAR QUANDO SE ESTÁ COM A MAIORIA