sexta-feira, 31 de agosto de 2012

THE TAINTED MILK OF HUMAN KINDNESS


The tainted milk of human kindness*
(O leite envenenado da ternura humana)

Parafraseando Lady Macbeth em Macbeth, 1º ato, cena 5 
«It is too full of the milk of human kindness
To catch the nearest way…»

 

Pediatras e biologistas de um hospital Sul-africano defrontaram-se com o desafio de determinar o modo de contaminação pelo HIV dum bebé de 2 meses e meio, alimentado exclusivamente ao leite materno cuja a mãe era seronegativa.
Neste caso, bem ao modo do Dr. House, a colheita de uma boa história clinica foi fundamental para se chegar ao modo de transmissão do vírus.
A primeira ideia que surge é da contaminação por material não esterilizado, frequente em países africanos ou do efeito janela, etc.. Eu tratei um caso semelhante, filho de três meses seropositivo de mãe seronegativa. Tinha sido transferido de Angola suspeitou -se de transmissão por material contaminado (agulhas das vacinas).
Mas este não foi o caso do pequeno sul-africano.
Uma boa anamnese permitiu rapidamente suspeitar da transmissão do vírus pelo leite, não pelo da mãe mas sim por uma tia. Com efeito esta tinha aleitado, algumas vezes, o bebé a seguir à sexta
semana. Posteriormente confirmou-se a seropositividade da tia, assim como do seu próprio filho. Foi bem o leite envenenado da ternura.
O modo de contaminação foi comprovado laboratorialmente na Africa do Sul e também por uma equipa de virologistas em Londres
Os autores referem que o aleitamento partilhado é uma prática que não é excecional na Africa do Sul e estima - se em 1% segundo algumas fontes.
Apesar de nunca ter vivido em Africa diria que é também muito usual em Angola e provavelmente em muitas outras regiões africanas, onde infelizmente graça a Sida.
Este caso muito bem documentado alerta-nos para os perigos dos aleitamentos partilhados e da necessidade sempre de uma história clínica cuidadosa e de um conhecimento da vida para além dos livros de Medicina.
 
Ao ler este case report, veio-me à memória um filme lindíssimo, Sambizanga, que vi em Lausanne. Aqui também durante a viagem de regresso a Luanda da atriz principal depois de procurar o paradeiro do seu marido, militante do MPLA, assassinado na sede da PIDE, o seu filho era amamentado por outra negra que vinha no mesmo transporte.
Achei na altura uma cena comovente de solidariedade, mas estávamos em 1972 e ninguém pensava no vírus da sida.
 
Publicarei em breve o filme que vale a pena ver mesmo na net.

*Goedhals D e coll: The tainted milk of human kindness. Lancet 2012; 380:702

Sem comentários:

Enviar um comentário