segunda-feira, 21 de março de 2011

MEDEIROS FERREIRA

Antes do 25 de Abril foi para a Suíça, na mesma altura que outros portugueses, como António Barreto, e foi o primeiro português a ter o estatuto de exilado político. Foi uma grande vitória política?

Sim, fui o primeiro a pedi-lo e a obtê-lo. Eu sou um bocadinho institucional e formalista quando essas coisas são importantes politicamente. Foi uma vitória política e mais tarde muitos dos meus amigos que lá estavam também pediram e também obtiveram. A Suíça portou-se muito bem desse ponto de vista.

Entrevista de Medeiros Ferreira ao Jornal I e publicada no blogue o Bicho Carpinteiro.
Como no teu blogue não consigo escrever um comentário, post aqui o meu esclarecimento.

O primeiro português a obter o estatuto de exilado politico na Suiça foi o Quim Fernandes, penso que conheceste, que foi para Genebra muito antes de nós. Ver foto.Tu foste sim o primeiro estudante português
Eu também sou muito formalista e acho que só nos fica bem sermos assim.



 
 
 
 
 
 
 
 
Na Foto: da esquerda para a direita: Quim Fernandes, Olinda, Manuela Pinto Nogueira, Carlos Almeida, Teresa ( só se vê os cabelos), eu e o Barreto de costas. Tu, Medeiros, ainda não tinhas chegado à Suiça

2 comentários:

  1. Ontem comemorou-se o dia de estudante de 1962,na Cantina Universitária, dita a Cantina Velha.
    Encontrei o meu amigo Medeiros Ferreira q me avisou que tinha colocado um comentário a este post. Por vezes acontece não chegar cá, segredos da net. Medeiros reenvia o teu comentário.
    Um abraço
    Jaime

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Jaime Mendes.
    Foi um prazer encontrar-te ontem.O que eu dizia é que ninguém, no círculo em que anunciei que iria pedir oficialmente o asilo na Suiça, me referiu que o Joaquim Fernandes, ou alguém mais, tivesse o estatuto de refugiado político.Era o verão de 1968.Mas «tant-mieux» se ele o tinha.

    ResponderEliminar