quarta-feira, 4 de maio de 2011

INVESTIGAÇÃO CLINICA


O conceituadíssimo British Medical Journal ( BMJ), publicou no seu numero de 14 de Dezembro de 2010, “ Effect on gastric function and symptoms of drinking wine, black tea, or schnapps with a Swiss cheese fondue: randomised controlled crossover trial”, estudo efectuado por 8 médicos suiços e 1 alemão, que monitorizaram o esvaziamento gástrico de 20 homens saudáveis, depois de comerem uma boa fondue de queijo.


Quando estive em terras helvéticas, nos anos 60/70, comi várias fondues de queijo e era voz corrente acompanhar com um bom Fendant (vinho branco), ou para os abstémios chá quente e no fim terminar sempre com um Kirsch (aguardente de cereja) na altura em que se comia a religieuse, ( Hony soit ….).

Nestas paragens chamavam religieuse à crosta do queijo que ficava no fundo do tacho da fondue, não sei se havia alguma conotação calvinista.

Sempre segui este conselho religiosamente, pois já tinha visto os efeitos devastadores, num estrangeiro de passagem por Lausana, que ao acompanhar a fondue com uma bebida fresca foi parar à urgência do hospital.

O insólito é um dos maiores e melhores jornais mundiais de divulgação médica aceitar tal investigação.
 A fondue de queijo só se come na Suíça, país com cerca de sete milhões de habitantes, sendo muito pouco conhecido além Mancha. Em Portugal nunca comi nem sei se existe algum restaurante com este prato no cardápio.
 Assim proponho que os nossos médicos estudem o efeito de tais bebidas, substituindo o Fendant por um bom Douro ou Alentejano e o Kirsch pela aguardente bagaceira na digestão de um cozido à portuguesa ou de umas tripas à moda do Porto.


Investigação que poderia ser subsidiada pelas caves Ferreirinha ou da Adega Cooperativa de Borba, seria muito mais útil à nossa população conhecer estes resultados.
Com isto esqueci-me de dizer o resultado da investigação: A digestão mais rapida é com o chá quente e oum bom schanapps






Sem comentários:

Enviar um comentário