terça-feira, 4 de outubro de 2011

CINCO DE OUTUBRO

CINCO DE OUTUBRO


Durante as comemorações do centenário da implantação da República pouco se ouviu falar no papel da Marinha na revolução.
Contudo, ela desempenhou um papel fundamental na sua preparação e no desenrolar dos acontecimentos de 4 e 5 de Outubro.
Como sempre acontece nestes momentos, muitos dos que deveriam participar nas operações para derrube do regime acabaram por não se comprometerem. Muitos desistiram quando viram que as hipóteses de sucesso eram mínimas.
Três unidades se mantiveram fiéis à causa republicana, entre os quais o Quartel dos Marinheiros.
Três navios de guerra estacionados no Tejo, aderiram à revolução.
Na Rotunda foi também um marinheiro, Machado dos Santos o oficial que comandou os militares e civis revoltosos depois do abandono de vários oficiais.
O êxito da revolução deveu-se à resistência na Rotunda e dos cruzadores que se encontravam no Tejo encurralando assim as forças monárquicas que resistiam, sobretudo a Guarda Municipal.


Mas quem melhor que um herói do 5 de Outubro para contar esta efeméride.







Nota: O corte da censura diz respeito quando o Almirante diz: -" que os mesmos principios ( Democracia) são hoje defendidos pela maior parte da Juventude consciente de Portugal, na qual se incluem os meus filhos, ( O medo que tinham da Juventude) que me dão o supremo prazer de os ver comungarem, livremente e convictamente no mesmo Ideal que me tem guiado a vida ........Esse julgamento me basta para sossego da minha consciencia de cidadão".
Os comentários em bold são meus.

Sem comentários:

Enviar um comentário