segunda-feira, 16 de abril de 2012

Morreu Aubrac




Mais uma memória viva da história  acaba de desaparecer.

Raymond Aubrac morreu, na última terça-feira, aos 97 anos, no hospital militar de Val de Grace, emParis.

Era um dos últimos sobreviventes da resistência francesa à ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial.


Raymond Aubrac, aliás Raymond Samuel, foi um dos fundadores do movimento Libertação Sul e  um dos últimos protagonistas da resistência a conhecer Jean Moulin, a quem o general De Gaulle incumbiu de unir os movimentos contra a ocupação.

Preso com Jean Moulin, numa casa em Cailure, no centro do país, a 21 de Junho de 1943. O grupo, 14 pessoas, foi libertado numa operação audaciosa comandada pela mulher Lucie, então grávida, episódio que inspirou o filme de Claude Berri de 1997 : “Lucie Aubriac”.

A sua colaboração com Moulin ajudou a transformá-lo numa espécie de lenda no universo da resistência francesa, imortalizada no cinema.

Ele e a mulher foram incansáveis testemunhas de uma época, levando seus depoimentos a escolas, até a morte de Lucie, em 2007.

Em 1947 e 1950 foi testemunha no processo contra René Hardy, morto em 1987,acusado de ter entregado à Gestapo Jean Moulin.

 Reuniu - se com Ho Chi Minh, quando este negociou em Fontainebleau, a independência da Indochina, tornando-se seu amigo. Durante a guerra do Vietname, desempenhou um papel discreto mas determinante, durante as negociações secretas entre os Estados Unidos e o Vietcong, com muitas idas e vindas entre o secretário de Estado americano Henry Kissinger e Ho Chi Minh.

Raymond Aubrac publicou sua autobiografia em 1996, "Où la mémoire s'attarde" (1996)







Sem comentários:

Enviar um comentário