sábado, 30 de setembro de 2017




Atenção, desliguem o telemóvel!

Duas notícias aparentemente contraditórias apareceram esta semana nos media.
A primeira notícia referia que a venda da pílula contraceptiva, assim como o número de interrupções da gravidez, em Portugal,  tinham-se reduzido  no último ano; a segunda que a natalidade diminui  este ano*, depois de um ligeiro aumento em 2015 e 2016.

Não se pode deixar de considerar esses dados muito preocupantes para o equilíbrio demográfico do país, com todos os problemas económicos que irão acarretar no futuro.
Quando estava na direção do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos fui, juntamente com o Bastonário e colegas dos colégios de especialidade de neonatologia, à Comissão Parlamentar de Saúde alertar os deputados para a gravidade da situação, sem serem ainda conhecidos estes últimos dados estatísticos.

A minha opinião, contrária à de alguns colegas, foi no sentido de que se derem condições económicas aos jovens um novo baby boom poderá surgir, como aconteceu na Europa no pós-Segunda  Guerra. Claro que quando me refiro a condições económicas, não falo de um prémio de 100 euros por nascimento,  nem à oferta de fraldas e outros produtos .
No entanto, hoje penso que talvez tenha sido radical esta minha afirmação; mas estávamos em plena crise da troika.

Como médico, creio nos trabalhos científicos que apontam como causa uma diminuição de espermatozoides no homem que vive nos países mais industrializados.
Milhares de trabalhos científicos aparecem diariamente na net focando este e outros problemas e o difícil é fazer a sua triagem.

Para vossa alerta e informação vou falar-vos de um estudo norte-americano, publicado em 2014, no Central European Journal of Urology.
Esse estudo mostrou, entre outras coisas, que os homens que guardam muito tempo o telemóvel nos bolsos ou nas mãos têm problemas de ereção.
A investigação debruçou-se sobre num universo de 30 indivíduos do sexo masculino, 20 dos quais já tinham tido problemas de ereção nos últimos seis meses e os outros 10 nunca tinham tido.
Nos dois grupos, a idade, peso, altura, hábitos tabágicos e níveis de testosterona eram semelhantes. Os que tinham disfunção eréctil deixavam o telemóvel ligado (luz acesa) no bolso, em média quatro horas por dia, e os outros menos de duas horas.
Este estudo mostra que o tempo total de exposição ao telemóvel é mais importante que uma duração curta da exposição intensa durante a chamada telefónica
.
Não custa nada desliguem o telemóvel!
   
*Nascem menos 5 bebés por dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário