segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Elvis Presley 75 anos




No dia 8 de Janeiro Elvis Presley faria 75 anos.

As suas músicas preencheram as matinées dançantes dos meus 12 e 13 anos, em casa das irmãs e primas de colegas de liceu.  Estes bailes eram a única maneira de conhecermos raparigas da nossa idade e eram intervalados com música romântica para os namorados e  música do Elvis, Little Richard e mais cantores de rock’nd’roll, para os/as mais exibicionistas. As raparigas rodopiavam mostrando as cuequinhas e os rapazes mexiam os quadris sugerindo imagens libidinosas, isto sobre o olhar austero e crítico das mães que aconselhavam as suas "crias" a não serem tão oferecidas e a controlarem a subida das hormonas próprias da idade. Assim era Portugal, salazarento dos anos cinquenta do século XX.

Recordo o Rei e criador do rock’nd’ roll como a grande Estrela da minha geração e até hoje venceor do maior número de hits parades mundiais e detentor de vendas de disco de todos os tempos. O Rei tem mais de um bilhão de discos vendidos. Não sendo especialista em música, nem querendo ser tardiamente crítico musical, como alguns da nossa praça, vou apenas relembrá-lo como um cantor da minha adolescência.

Dizem os entendidos que uma das suas maiores virtudes era a voz, devido ao seu alcance vocal que atingia notas musicais raras para um cantor popular.

Elvis foi um dos maiores ícones da cultura popular do século XX e continuou a sê-lo após a sua morte. Uma vez um jornalista ao entrevistar o cantor Demis Roussos, que estava no auge da sua carreira, perguntou-lhe: "Como é que se sente na pele de uma Estrela, de um Ídolo?" Ele respondeu: “ Eu ídolo? Ídolo é o Elvis que quando aparece desmaiam sempre algumas raparigas e quando ele se aproxima para as reanimar elas acordam e desmaiam novamente”.

O cantor foi perseguido pelos múltiplos sectores reaccionários dos Estados Unidos, e não só.  A classe dominante achava infame e provocadora a sua presença no palco, por outro lado os negros consideravam que nenhum branco poderia representar o rock.

O Rei morreria, a 16 de Agosto de 1977, devido a um colapso fulminante por disfunção cardíaca associada a excesso de medicamentos. Foi encontrado morto na casa de banho da sua propriedade de Graceland, pela sua namorada à época, Ginger Alden. Algumas semelhanças com outra "Star" Michael Jackson.

Todo este movimento do rock e outros que se sucederam foram precursores das revoltas das juventudes dos anos sessenta, com a sua contestação à geração anterior, e ao crescimento económico desumano do pós-guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário