quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ministério da Saúde

O Ministro da Saúde deve estar muito mal assessorado, pelo menos quanto ao tempo que leva a implementar uma medida.
Vejamos:
  1. O dec lei sobre as   receitas electrónicas foi publicado, ainda no anterior governo, e era para entrar em vigor no dia 1 de Julho de 2011. Só entrou vários meses depois, e o objectivo da iniciativa não foi alcançado. Como já existe em outros países, nomeadamente nos EUA, a vantagem da receita electrónica era o médico prescrever e esta ser enviada de imediato para uma farmácia à escolha do doente. Isto,ainda, não acontece no nosso país.
  2. O compromisso orçamental, ideia já deste governo, com chancela do ministro das finanças, teve de recuar na saúde com os protestos dos administradores hospitalares. Era de facto um disparate.
  3. Agora chega a vez das vinhetas numeradas, que deviam estar a funcionar a partir de 1 de Abril, mas foi mentira. Aliás também um perfeito disparate.
Quando comecei a exercer medicina a minha assinatura tinha Valor e era reconhecida em qualquer lado: farmácias, estabelecimentos de saúde e tribunais. Mais tarde inventaram as vinhetas com o nome e o numero mecanográfico da ordem dos médicos, não foi suficiente, agora estão para aparecer as vinhetas numeradas!
O numero de falsos médicos continua o mesmo do que há trinta e tal anos e o numero de falcatruas com as farmácias e não só, aumentam.
Então o que trouxeram de novo as vinhetas?

1 comentário:

  1. Esqueci-me de falar nos Directores clinicos primeiro não podiam exercer clinica nos seus hospitais e agora já podem...

    ResponderEliminar