sexta-feira, 9 de novembro de 2012

INTOXICAÇÃO POR COGUMELOS



O mês de Novembro, devido ás suas condições climatéricas, é propicio à apanha de cogumelos. Neste, como em muitos casos, a sabedoria popular não é suficiente e todos os anos lemos nos jornais casos de famílias inteiras mortas por intoxicação quando almoçavam um apetitoso prato de cogumelos. O Amanita phaloides é o fungo mais mortal e nos poucos casos de sobrevivência, devido à sua acção hepatotóxica, necessitam de transplantes hepáticos.
Os especialistas dizem que este cogumelo é muito difícil de distinguir dos comestíveis.
No exercício da minha profissão assisti a vários casos de famílias inteiras intoxicadas e raramente, talvez um único caso, sobreviveu uma criança após transplante hepático.
A estatísticas fiáveis de mortalidade por intoxicação de cogumelos em Portugal não existem.
Em França, já foram declarados 664 casos de intoxicação, dos quais 3 mortais, somente nestas ultimas 3 semanas. A DGS francesa enumerou num comunicado regras elementares que devem ser respeitadas: - uma das quais, em caso duvida abster-se-.
Na Suiça este mês de Novembro, é também pretexto para grandes caminhadas em família na floresta, a apanha de cogumelos.
Um amigo português oriundo de Trás- os- Montes, que vivia em Genebra, resolveu, um Domingo dar um passeio com a  família à procura dos cogumelos. Quando regressou à cidade, dirigiu-se a um posto de policia, na Suiça durante estes meses havia em determinadas esquadras especialistas  na matéria, para seu espanto todos os cogumelos foram para o lixo, eram venenosos.
Em França são as farmácias ou as sociedades de micologia das regiões que fazem este trabalho. Em Portugal não tenho conhecimento de nada semelhante e custava tão pouco e quantos ganhos em Saúde, como se costuma dizer agora.
Alerta! Em caso de intoxicação, cujo os primeiros sintomas ( vertigens, tremores, náuseas e vómitos) que se manifestam nas primeiras doze horas após a ingestão, telefonar de imediato ao centro antiveneno ou ao 112 e especificar a ingurgitação de cogumelos, devendo guardar um espécimen para mostrar à equipa médica. Contudo, a prevenção é sempre o melhor remédio.


Sem comentários:

Enviar um comentário