quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Obama reeleito


Ufa! Obama foi eleito!


Reeleito, fundamentalmente, à custa dos votos dos latinos, dos afro americanos ( 9 em 10), das mulheres e dos jovens.

Muitos esqueceram que a grande maioria das propostas do Presidente não foram cumpridas. Por exemplo:- a famosa reforma dos cuidados de saúde, chamada a "Obamacare", ficou muito aquém do prometido.Apesar da timidez da mini reforma, o numero de  americanos sem qualquer tipo de assistência médica diminui, passando de 50 milhões para cerca de 48 milhões.

Obama, venceu as eleições sem margem para dúvidas, apesar do complicado sistema americano,
obteve aproximadamente 60.367.913 votos  contra 57.573.527 de Rommey e isto antes de se apurarem os votos da Florida.
Para estes resultados, muito ajudou o candidato republicano com um discurso neoconservador, com a defesa dos multimilionários e do movimento de extrema direita, Tea Party.
O derrotado foi, portanto, a economia de mercado e o capitalismo selvagem financeiro.
Obama é o terceiro Presidente democrata a ser reeleito, depois de Bill Clinton e Roosevelt e como este último, não foi prejudicado por um  país em plena crise. Muitas palavras de ordem de Franklin Delano Roosevelt foram utilizadas por Obama, nesta campanha, a palavra Forward é extraída dos discursos deste Presidente, antes de 1933, no livro Looking Forward.
Esperemos que Obama relance a mesma politica que Roosevelt aplicou para fazer com que a  América saísse de uma  crise profunda, com crescimento económico, inversão da politica bélica e  bem estar social.
Temo, que a eleição do Imperador Obama não se reflicta imediatamente na Europa. A sua preocupação vai ser, seguramente a China e a América Latina

Sem comentários:

Enviar um comentário