sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Este texto de António Sérgio, datado 1918 ( In Pela Grei, nºI) e publicado na revista Seara Nova Nº 1506 ,em Abril de 1971 é extremamente actual.
A  Democracia tem andado por caminhos pouco recomendáveis e muitos de aqueles que a proclamam para justificar interesses obscuros, são os detractores e os seus inimigos.

Para aqueles que tenham dificuldade em ler este texto, permito - me de escrever aqui alguns extractos.

"... O lógico é partirmos da definição da Democracia, que supomos poder ser esta: o regime em que os negócios públicos são fiscalizados pela opinião pública do país*, e cuja tendência é criar condições de igual dignidade para todas as pessoas.(...) Se a Democracia é o controlo do governo pela opinião pública, a primeira, essencial condição para a existência da Democracia, é a existência de opinião pública organizada, - coisa que em Portugal se não vê. ...
Decerto aceitarão esta evidência: sendo os homens do governo, em Democracia, os executantes da opinião, quando tal opinião não existe podemos levar a mal que eles desgovernem, que sejam ladrões ou incapazes: mas não lhe podemos levar a mal que não governem democraticamente. "  Sérgio mostra a necessidade de haver opinião pública e ser feita pelos intelectuais e as elites e exemplifica com o que se passa na Inglaterra e a importância da acção social.

(...)  " Há escritores espectaculosos e reclamistas que são afinal de contas modestíssimos: vêm no talento de que são dotados um consolo da vaidade ou um instrumento de ganhar protectores, nunca uma força social - e podendo dirigir espiritualmente um povo limitam - se a vagas pregações anódinas, contentes da manjedoura no parlamento, de um abrigo tácito na burocracia, dos louvores dos colegas nos jornais, ou de gozar da admiração sécia das meninas da sociedade. Os réus de não haver Democracia são portanto os governados...."

Passados, que são, quase cem anos estamos na mesma.
Contribuamos para formar  uma opinião pública forte! Exijamos uma Democracia Participativa!  Exijamos uma educação cívica responsável nas nossas escolas! Não deixemos fechar todas as portas que Abril abriu!

*O negrito e sublinhado é nosso.

Sem comentários:

Enviar um comentário