quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Validade dos Medicamentos




A VALIDADE DOS MEDICAMENTOS


Filho de médico, lembro – me de em minha casa haver um armário com inúmeras amostras de medicamentos, dados pela propaganda médica. Quando estávamos doentes eu e os meus irmãos, sob orientação do meu pai-pediatra, íamos ao armário e retirávamos o antipirético ou o antibiótico sem ligarmos à validade. Aliás nessa época, anos cinquenta, nas embalagens dos remédios não estava inscrita nenhuma data do término do medicamento. E nunca nos aconteceu nada de mal e curávamos sempre as doenças.

Será que os prazos de validade dos medicamentos são abusivamente curtas?

Esta minha pesquisa, deve-se ao facto do medicamento Tamiflu (anis - estrelado), o grande negócio de Donald Rumsfeld e da Roche devido ao medo da gripe A  estar a terminar os cinco anos de validade e muitos países terem de destruir quantidades enormes do medicamento.

A OMS, como sempre de há uns anos a esta parte, lava as suas mãos e diz: -” Os governos que decidam”, mas a nossa opinião e do laboratório Roche é que o prazo de validade pode ser de 7 anos.
Como disse, o nosso Gil Vicente, na “Farsa dos Físicos”, Cant'eu não posso entender/ Estes Físicos, senhor/ …........” Pardeos, em grande embaraço”/ “Vejo eu estes Doutores”. O nosso governo decidiu prolongar o prazo por mais 2 anos. Decisão sábia da DGSaude.

Um estudo publicado nos Archives of Internal Medicine interroga-se sobre as práticas actuais da indústria farmacêutica na determinação das datas de expiração dos medicamentos.

Uma equipa da universidade de San Diego, Califórnia, encontraram por acaso, num velho boticário americano, medicamentos que tinham expirado o seu prazo há 28 e 40 anos. Os investigadores ficaram espantados quando constataram que a maioria dos princípios activos destes medicamentos estava presentes em quantidades aceitáveis. Garanto-vos que não era uma equipa paga pelo nosso Ministro da Saúde.
O artigo continua e mostra a presença dos 15 princípios activos contidos nos medicamentos. Só a aspirina e uma anfetamina estavam muito degradados. Não querendo entrar em pormenores técnicos, para não maçar os meus seguidores, digo apenas, que os resultados obtidos foram a favor
da eficácia da maioria dos medicamentos analisados.

Os autores referem-se a um programa militar americano, Shelf-Life Extension Programme, que permite utilizar medicamentos fora de prazo depois da verificação da sua eficácia, o que pode gerar economias enormes no budget da saúde.

O ano passado, na Suiça, a Associação dos médicos do cantão de Genebra denunciou, igualmente os prazos abusivamente curtos da vida dos medicamentos e isto depois de ter sido destruído um stock de 900 caixas de Tamiflu expiradas, com um custo de 22 000 euros. Os cantões de Vaud e Friburgo, mais desconfiados, continuaram a utilizá – los, com o beneplácito da Roche, por mais dois anos.
Segundo os laboratórios o prazo de validade é baseado em testes efectuados, depois do fabrico no segundo e quinto ano.
Faço minhas as palavras de Maury Pasquier, membro do Partido socialista suíço, porque param de testar no quinto ano, nada nos garante que a validade de um medicamento não poderia ser mais longa.

Esta militante socialista, apoia-se num estudo feito pela Food and Drug Administration que mostra que um grande número de medicamentos guardados nas condições correctas conserva 90% da sua eficácia, durante pelo menos cinco anos depois da data de expiração. O stock de medicamentos devem estar guardados em lugares secos e os sólidos são mais estáveis que os líquidos.

Este post foi baseado no artigo de Armandine Ceccaldi, publicado em 27/12/2012; no jornal on – line, JIMfr





1 comentário: