terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

AUTO DO RELVAS


Recebi por e-mail este fantástico texto escrito por 3 alunos de uma escola de Coimbra. Gonçalo, Carolina e Filipe, alunos da Escola EB23 Dra Maria Alice Gouveia,  fizeram esta adaptação do " Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, numa aula de Português.

Vem Miguel Relvas conduzindo aos zigue zagues o seu Mercedes banhado a ouro e sai do carro com o seu diploma na mão. Chegando ao batel infernal, diz:

RELVAS? Hou da barca!
DIABO? Ó poderoso Doutor Relvas, que forma é essa de conduzir?
RELVAS? Tirei a carta de scooter e deram-me equivalência. Esta barca onde vai hora?
DIABO?  Pera um sitio onde não hai contribuintes para roubar!
RELVAS? Pois olha não sei do que falais? Quantas aulas eu ouvi, nom me hão elas de prestar?
DIABO?  Ha Ha Ha. Oh estudioso sandeu, achas-te digno de um diploma comprado nos chineses ao fim de três aulas?
RELVAS? Um senhor de tal marca não há de merecer este diploma?
DIABO? Senhores doutores como tu, tenho eu cá muitos.
Miguel Relvas, indignado com a conversa, dirige-se ao batel divinal.
RELVAS? Oh meu santo salvador, que barca tão bela, porque nom eu d'ir eu nela?
ANJO? Esta barca pertence ao Céu, nom a irás privatizar!
RELVAS? Tanto eu estudei, que nesta barca eu entrarei.
ANJO?  Tu aqui não entrarás, contribuintes cortaste, dinheiro roubaste e um curso mal tiraste
Relvas, sem alternativa, volta à barca do Diabo.
RELVAS? Pois vejo que não tenho alternativa. Nesta barca eu irei? Tanto roubei, tanto cortei, não cuidei que para o inferno fosse.
DIABO? Bem vindo ao teu lar, muitos da tua laia já cá tenho e muitos mais virão. Entra, entra, ó poderoso senhor doutor magistrado Relvas. Pegarás num remo e remarás com a força e vontade com que roubaste aos que afincadamente trabalharam.

Este texto,escrito por alunos liceais de 14 anos, mostra que o nosso ensino não é assim tão mau!
Oh Relvas até as crianças!

Sem comentários:

Enviar um comentário