domingo, 26 de maio de 2013

ISTO É FASCISMO



O governo espanhol disponibilizou,a 17 de Maio, uma verba de 280.000 euros para restaurar o mausoléu do ditador Francisco Franco na mesma altura em que rejeitou declarar o 18 de Julho, dia em que se deu o golpe de  estado em 1936 contra a república espanhola, como o dia de condenação do regime de Franco.
A associação para a recuperação da memória histórica diz que os impostos dos familiares das vitimas,servem para manter o mausoléu do responsável pelas suas mortes. Acrescenta que não existe nada semelhante com Mussolini na Itália ou com Hitler na Alemanha e eu digo ou com Salazar em Portugal.

Aos dirigentes desta associação parece - lhes bem que se visite o Vale dos Caídos, mas a ética deve estar à frente da estética, e esta exige que se faça na visita um relato histórico, pois os republicanos não pediram para ser ali enterrados. Aliás era de toda a justiça que os familiares dos combatentes sepultados no Vale dos Caídos pudessem enterrar os seus familiares onde quisessem. 
Milhares de presos republicanos participaram na construcção do monumento, entre 1940 - 1958, sobre o qual se levanta uma cruz de 108 metros.




Sem comentários:

Enviar um comentário