segunda-feira, 3 de junho de 2013

VIAGEM A ATENAS


Fui recentemente a Atenas e confesso que gostei da cidade e do seu povo.

As expectativas eram baixas, pois alguns amigos diziam que da Grécia, só interessava visitar as ilhas e que Atenas era feíssima.  Um grande amigo meu jornalista, infelizmente já falecido, tinha-me resumido a sua visão da capital, nestes termos pouco abonatórios:"Imagina a Reboleira com a Acrópole em cima". Talvez esta tenha sido a razão de ter demorado tantos anos para visitar este país.

Vim de lá maravilhado e não estou nada de acordo com tais apreciações.
Atenas é uma grande cidade com 412 Km2, foi uma Cidade-Estado na antiguidade, o país formou-se na base das cidades-estados, e eu fiquei alojado no distrito de PLAKA e de lá não saí durante 4 dias. Já a Teresa tinha as suas reuniões no sitio mais degradado a Omnia, mas o seu gosto pela cidade não esmoreceu.
A PLAKA é  onde se situa a Acrópole e toda a sua zona envolvente que aconselho vivamente a visitar, sobretudo o museu da Acrópole e o da Ágora ancien, claro que quem conhece Roma com a sua parte monumental dirá que o arco e a biblioteca de Adriano não ombreiam com o Coliseu ou o Forum Romano ou que o British Museum é mais rico que o museu da Acrópole, etc...Mas a simpatia do povo ateniense e o ambiente das ruas e restaurantes envolventes é muito mais caloroso que a fria Britânia.

Distrito Plaka com a Acrópole em cima.

Chegámos por volta das 20 horas, estava uma noite quente, e fomos confrontados com uma concentração do Partido Neonazi, Amanhecer Dourado, o terceiro partido mais votado nas últimas eleições gregas, na praça da Catedral. Estavam todos virados para uma estátua de um guerreiro, que segundo uma pesquisa rápida poderá ser Constantin Paleólogo, ultimo imperador bizantino, data que se festeja a 29 de Maio dia da sua morte, de vez em quando alguns manifestantes entravam na catedral ortodoxa e beijavam uma figura de Cristo.


Estátua do Guerreiro.



Podem-se ver bandeiras gregas e dos neonazis que estavam todos vestidos de preto.

Esta manifestação com musica metálica, gritos fascistas e tochas acesas foi um alerta para onde nos pode levar esta crise financeira  e de austeridade na Europa.

Mas este foi o único percalço. Até fomos compensados no último dia por uma concentração de esquerda que penso apelava à participação popular na manifestação europeia de 1 de Junho.

,

Sem comentários:

Enviar um comentário