sexta-feira, 7 de junho de 2013

ISTO É FASCISMO



Esta noticia foi publicada, no jornal MONDE, em 23 de Maio de 1931. A ameaça do fascismo pairava por toda a Europa. Depois houve a Grande Guerra e o nazi - fascismo foi derrotado em toda a Europa à excepção dos países ibéricos, Portugal e Espanha. Estas últimas ditaduras terminaram nos anos setenta.

Infelizmente estas ideias ainda não morreram no espírito dos homens, conhecidos por terem a memória curta.
Por isto postei anteriormente a foto de uma manifestação fascista em Atenas, no dia 29 de Maio deste ano..
E agora vou denunciar o que se passou em Paris, esta semana, e que não encontrei relato na imprensa portuguesa.

Um estudante de Sciences Po, conhecido pelas suas ideias antifascistas está em coma profundo depois de ter sido agredido por um grupo de extrema  direita.
Clément Méric, de 18 anos, foi atacado, no dia 5 de Junho por três cabeças rapadas quando saía de uma loja perto da estação de Saint - Lazare, em pleno centro de Paris.

Os agressores, pertencentes ao grupo neo fascista Juventude Nacionalista Revolucionária, usaram punhos de ferro ( boxeurs), tendo deixado o jovem inconsciente no chão.

O Partido de Esquerda, co - presidido  por Mélenchon, exigiu que o governo actuasse com rapidez para encontrar os responsáveis deste crime. Tendo ao mesmo tempo pedido a dissolução dos grupos extremistas que há várias semanas percorrem com violência as ruas não só em Paris como em toda a França. Vários políticos, franceses pertencentes a outros Partidos, condenaram este acto odioso.

O ministro do interior, Manuel Valls, exprimiu a sua total determinação para encontrar e sancionar os responsáveis e erradicar este tipo de violência que tem a marca da extrema direita.

Os partidos da Esquerda e Socialista convocaram para hoje um grande manifestação na praça Saint - Michel para condenar este crime.

baseado em artigo publicado na Argenpress de 6/6/13




Sem comentários:

Enviar um comentário