terça-feira, 9 de janeiro de 2018




Jesse Owens 
4 medalhas de ouro em Berlim



O Desporto é uma profissão?
"mens sane in corpore sane"

Cristiano Ronaldo ganha 10 mil euros à hora ( TVI 24), Messi e Ibrahimovic, e mais futebolistas também não ficam longe desses  valores, os jogadores de basquetebol, nos Estados Unidos, chegam a valores semelhantes, e por aí fora nadadores, ciclistas, maratonistas, tenistas.

Praticamente já não existem atletas olímpicos amadores.

O capitalismo conseguiu perverter todo o sentido do desporto como era encarado na antiguidade grega.

A coroa de louros e o ramo de palmeira constituíam os prémios dos jogos helénicos. Prémios simbólicos. O jovem grego batia-se pela glória de triunfar nas provas, como afirma Sílvio Lima, em 1939, no seu livro " Desportismo Profissional", cadernos Culturais, ed Inquérito
"Em resumo: o desporto helénico - na sua idade de oiro- nunca foi um exercício profissional."

Durante grande parte do século XX muito se discutiu. sobre o desporto amador versus desporto profissional.

 Sílvio Lima, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que, em 1935, foi alvo de depuração política da Universidade pelo Estado Novo, escreveu vários livros sobre este assunto,, entre os quais o já citado "Desportismo Profissional".

Filósofo e percursor das Ciências da Educação explana neste livro o desporto como um ócio aplicado, um lazer activo e a sua relação com o trabalho e o seu papel democratizante e de solidariedade humana.

Como muitos outros fenómenos que se passaram no século passado a profissionalização do desporto foi se insinuando e chegou-se ao estado actual com vencimentos escandalosos de desportistas, levando jovens a doparem-se com hormonas ou estimulantes, conduzindo muitas vezes à morte, com o conhecimento de mestres e familiares, visando atingir performances quase irrealizáveis, a par de enormes fortunas, atraídos pelo Eldorado. A era da mercantilização do desporto intalou-se.

Pierre de Coubertin, patrono dos modernos jogos olímpicos, foi um dos grandes responsáveis pelo adulteramento do espírito dos jogos pan-helénicos. 

 Introduz o valor do mais forte, encoraja a melhoria constante das performances, produzindo campeões olímpicos

Despreza o desporto popular , política seguida por governos progressistas, opondo-se à educação física igualitária..

Mostra-se reticente à introdução da participação feminina. Os jogos eram a expressão da força viril. Colonialista fervoroso, reconhece uma certa força física aos representantes das raças inferiores, mas com restrições. Marchar atrás dos brancos e compreender os códigos das disciplinas olímpicas. Recusa admitir o futebol como modalidade olímpica por ser demasiado popular.

Apoia a manutenção dos Jogos Olímpicos em Berlim, o Comité Olímpico Internacional tinha proposto esta cidade, em 1931, quando a Alemanha era uma república parlamentar.

Pierre de Coubertin não esconde a sua admiração por Hitler. Os governos da Frente Popular em França e da República em Espanha, opôem-se à participação dos respectivos países nos jogos de Berlim. Para eles, participar era colaborar com a Alemanha Nazi.

A chama olímpica erguida por jovens com o uniforme das juventudes hitlerianas percorre toda a Alemanha. e entra em apoteose no estádio em Berlim

O Comité Olímpico Internacional aceitou tudo:o ritual nazi da chama olímpica,orquestrado por Goebbels, à exclusão dos desportistas judeus e antifascistas alemães. O COI já desde 1917 recusava-se a dialogar com a URSS.

Houve quem preparasse o boicote a estes jogos, tentando organizar as olimpíadas de Barcelona. Um dos grandes promotores foi Léo Lagrange, sub-secretário de Estado da Organização dos Tempos Livres e dos Desportos do governo de Léon Blum. Apesar dos ataques da direita e do voto parlamentar da participação da França nos Jogos Olímpicos em Berlim, apenas com o voto contra do jovem deputado Mendès France, as olímpiadas da Catalunha mantiveram-se com a participação de atletas franceses, espanhóis e soviéticos. Não se iriam tocar os hinos nacionais e as delegações saudavam em conjunto cantando a Internacional

Oficialmente marcadas para 23 de Julho de 1936, têm de ser anuladas devido à rebelião militar contra a República, dirigida por Franco. Na noite de 18 para 19 de Julho ouvem-se tiros em Barcelona. A guerra civil em Espanha tinha começado.

Resta aos antifascistas de todo o mundo a consolação da vitória de um negro americano Jesse Owens com 4 medalhas de ouro que deitou por terra a superioridade ariana e enraiveceu os dirigentes nazis.

Desde esta data os jogos olímpicos nunca mais foram interrompidos

Mas, como se pode ler na wikipedia: " O COI também teve de acomodar os Jogos para as diferentes variáveis económicas, políticas e realidades tecnológicas do século XX. Como resultado, os Jogos Olímpicos se afastaram do amadorismo puro, como imaginado por Coubertin, para permitir a participação de atletas profissionais. A crescente importância dos meios de comunicação gerou a questão do patrocínio corporativo e a comercialização dos Jogos.

Discordo da afirmação " como imaginado por Coubertin" como redigi mais acima a introdução do espírito competitivo a outrance levou como escreve Silvio Lima : - " Todos os grandes espíritos gregos ( Sócrates, Platão, Aristóteles, Hipócrates, Galeno ) são unanimes em fulminar o atletismo profissional; este cria o desequilíbrio físico-moral, o suborno, o parasitismo, a própria ruina do individuo como soldado ( pg 33, Desportismo Profissional, cadernos Culturais, ed Inquérito, 1939)

Bibliografia: Desportismo Profissional; Marianne

Sem comentários:

Enviar um comentário