sexta-feira, 29 de abril de 2011

EFEMERIDES

No dia 27 de Abril de 1521 morreu Fernão de Magalhães, um dos maiores navegadores portugueses.


Ao serviço do Rei de Espanha, descobre o estreito, que hoje recebe o seu nome, “Magalhães”, sendo o primeiro europeu a passar do Oceano Atlântico para o Oceano Pacifico, à época denominado Mar do Sul.

Iniciou a expedição da primeira circum-navegação da terra, que infelizmente não pôde terminar. Morreu um ano antes, na ilha filipina de Mactan, num confronto com uma tribo cebu liderada pelo chefe Lapu-Lapu.
A expedição foi terminada pelo seu companheiro, o basco Sebastião del Cano em 1522.
Fernão de Magalhães nasceu, na primavera de 1480 em Sabrosa, Trás-os-Montes.
Que eu saiba, existe apenas uma estátua deste navegador em Portugal, ergue-se, no centro da Praça do Chile, em Lisboa e foi oferecida em 1950 pelo governo chileno.
Idêntica estatua está localizada, nesse país, em Punta Arenas.



A 27 de abril de 1937, morre em Roma, Antonio Gramsci político, pedagogo, filósofo, teórico marxista, comunista e antifascista.
Nasceu em Ales, na Sardenha, a 22 de Janeiro de 1891
A sua obra é fundamental para o pensamento social, pelas perspectivas e instrumentos que oferece na abordagem teórica dos problemas da cultura.
Depois do fracasso do comunismo nos países do leste europeu, é o teórico marxista mais estudado, talvez por ter criticado Estaline e o estalinismo.
O conjunto da sua obra reflecte um trabalho teórico e de investigação sobre assuntos sociais, ainda actuais abrindo caminhos para fazer face aos problemas.
Foi secretário-geral do Partido Comunista Italiano de 1924 a 1927.
Os Cadernos de Cárcere, composto de 32 cadernos de tipo escolar, são a sua obra mais conhecida escrita nos anos de prisão (1926 a 1937), versão completa na reedição de 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário