segunda-feira, 11 de junho de 2012

EUROPEU DE FUTEBOL

EUROPEU DE FUTEBOL
O campeonato da Europa de Futebol vai começar. A Ucrânia fez parte da ex URSS e com desmantelamento desta, apresenta indicadores de saúde preocupantes Apesar de ter havido alguma recuperação depois do fim da União Soviética, em 1991 a mortalidade infantil abaixo dos cinco anos, que era de 18,1 por mil nascidos,  atinge, em 2009, 15 mortos por mil.
Actualmente existe neste e noutros países europeus uma epidemia de sarampo, doença que não vejo em Portugal desde 1993, ano do último surto epidémico.
Espantosamente, a França tem sido atingida com esta epidemia e mostra números preocupantes. Um relaxamento da vacinação contra o sarampo, devido à inconsciência do perigo desta doença e ao mesmo tempo de um sentimento de desconfiança crescente nas vacinas, por parte da população, conduziu a um ressurgimento inquietante da doença nos últimos três anos.
A desconfiança, surgiu devido à popularização, via internet, de comentários de falsos médicos sobre supostos malefícios das vacinas na infância, alguns deles fazendo falsas relações entre vacinas e casos de autismo.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a única prevenção é a vacina.
Segundo o Jornal Internacional de Medecina (JIM Fr) em França, em 2008, apareceram apenas algumas dezenas de casos e desde esta data até hoje foram registados mais de 22 000 novos doentes. Sucederam-se três vagas de epidemias sendo a de 2011 a mais importante e grave. Assim, 14 966 casos de sarampo foram notificados, só no ano de 2011, dos quais 16 tiveram uma complicação neurológica, 714 uma pneumopatia grave e seis faleceram, segundo dados recentes de l’institut national de veille sanitaire.
O relançamento da vacinação, sobretudo nos adolescentes e jovens adultos ( 15 a 30 anos) com a administração de duas doses da vacina, pelas autoridades sanitárias traduziu-se numa melhoria da situação que não deve justificar um abrandamento da vigilância.

Sem comentários:

Enviar um comentário