segunda-feira, 25 de março de 2013

A Janela do meu quarto



Há muitos anos via da janela do meu quarto o rio Tejo e mesmo ao longe, em dias claros de primavera, conseguia distinguir o Montijo. Claro, que esta primavera de 2013 é assim como está na imagem da foto, fria, escura e feia. Tiram nos tudo, apoios sociais parte dos ordenados, reformas e subsídios e agora até a Primavera. Onde estão as flores? e os pássaros? O equinócio com o renascer da natureza?
A Primavera não nasce e assim no nosso país só assistimos ao voo dos corvos e morcegos.
Ami, entends-tu le vol noir des corbeaux sur nos plaines? assim é o inicio das palavras do "Chant des Partisans", que tantas vezes ouvi cantar na voz de Yves Montand..

Este texto está a afastar-se da sua intenção primitiva: - "A vista da janela do meu quarto".
É verdade, podem não acreditar mas eu via o Tejo, os barcos, a ponte Vasco da Gama, em construção e até o Montijo em dias claros.
Até ao dia que um Presidente de Câmara, ou será da Câmara, distraído, não olhou para o plano director da zona e deixou um construtor civil, talvez pouco honesto, construir este mamarracho que se vê ao fundo da foto, com mais de 14 andares. Só posso dizer F.da P.
De nada valeram os protestos. Por mais mal que digam  dos suíços  país da Banca e da Burguesia, por menos que este atentado aos direitos dos cidadãos, vi serem embargados muitos prédios. Mas lá existe e recorre-se com frequência ao REFERENDO, ao contrário deste país, e cumprem-se as decisões. Ou não fosse o país de Jean-Jacques Rousseau.


Sem comentários:

Enviar um comentário