sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Ano da Morte de José Saramago

A notícia da tua morte correu mundo, a noticia foi publicada em todos os jornais de grande e pequena divulgação, na maioria dos blogues e percorreu o ciberespaço com mensagens das tuas obras.
Até um candidato a bastonário da ordem dos médicos que se calhar nunca te leu, te cita, imagina!
O meu blogue deve te o nome, porque foi baseado no teu romance A viagem do Elefante, que seguiu o mesmo caminho que o meu, apenas com a diferença que eu parei na Suiça e ele seguiu até Viena de Áustria.

Quase todos se inclinam perante o grande Homem e o único escritor português a quem foi atribuído o prémio Nobel da Literatura.

Só vi uma excepção, o Osservatore Romano, o órgão oficial do Vaticano, num artigo de um desconhecido, que não ficará na história, como já todos esquecemos o nome daquele secretário de estado do Cavaco que te irritou.
É certo que alguns tentam menorizar o teu valor, faz-me lembrar a reacção ultra direita que no tempo do outro nosso prémio Nobel, o da Medicina, que diziam ter sido apenas meio prémio por ter sido dividido com um cientista suíço. Estas atitudes apenas movidas pelo ódio e a inveja.

Acabei de ver um vídeo lindíssimo que me enviou a Lena Pato, filmado em Espanha numa adaptação dum conto teu A MAIOR FLOR DO MUNDO, por Juan Pablo Etcheverrya um, em que tu dizes teres pena de não saberes escrever para crianças, mas esta história é maravilhosa e terminas assim
“ Y si las histórias para niños fueram
De lectura obligatoria para los adultos?
Seriamos realmente capaces de aprender
Lo que, desde hace tanto tiempo venamos ensenãndo?”

O melhor é ver e ouvir o vídeo http://videos.sapo.pt/yR4WfB3GBbi0OFbbbuCA

As crianças certamente dirão: - quando envelhecermos gostaríamos de ser como Saramago LIVRES

Sem comentários:

Enviar um comentário