quinta-feira, 17 de junho de 2010

O SOCRATES MENTIU?

MENTIRA (de mentir), segundo o grande dicionário enciclopédico ediclube, é a afirmação contrária à verdade, com intenção de enganar; engano propositado; falsidade; peta.

No mesmo dicionário a definição de detector de mentiras é: Dispositivo capaz de discernir no mentiroso uma reacção emocional (respiratória, cardíaca, vascular ou psicogalvânica) desencadeado por algo que proposto bruscamente, se relacione com a sua mentira.

O velho polígrafo foi posto de parte, assim como o Pentotal de má memória, apelidado de soro da verdade pelas polícias de todo o mundo.

A ciência de novo ao serviço da sociedade, desenvolveu e a indústria construiu o NO LIE MRI, o que quer dizer, a utilização de imagens de Ressonância Magnética Nuclear Funcional, como um novo detector de mentiras, aqui detecta-se durante a reacção emocional do mentiroso uma actividade cerebral acelerada.

Já tentou ser prova num tribunal do Tennessee (estas coisas, só se passam nestes estados americanos), apesar de o juiz ter recusado.

No nosso caso e estando em causa o nosso primeiro – ministro é urgente esclarecer se trata de um mitómano, ou seja com tendência mórbida para exagerar ou mentir, mesmo não sendo psiquiatra arriscaria este diagnóstico: o Sócrates sofre de mitomania.

Porque francamente dizer que o Chico Buarque o queria conhecer!

Apesar da crise e dos vários cortes efectuados na saúde e na justiça, é urgente que se adquira um desses aparelhos, pelo qual deverão passar todos os políticos e naturalmente em primeiro lugar o primeiro-ministro. Vejam só o dinheiro que se poupava, evitando comissões de inquérito com sessões intermináveis, com horas extraordinárias pagas pelo erário público.

Admira até que o relator, sendo médico e oriundo dos renovadores, não tenha proposto a submissão do Engº (ou também será mentira) à nova máquina da verdade. Ficaríamos a saber logo tudo, se era engenheiro, se sabia do negócio da PT, Freeport, Chico, etc… Era só perguntar de forma brusca.




Sem comentários:

Enviar um comentário