quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cerebro de direita ou de esquerda

OS DEUSES ESTÃO LOUCOS



Cientistas ingleses, gastando mal o dinheiro atribuido à investigação, tentam relacionar a ideología política com o volume de materia cinzenta.

Afinal, os clínicos dos grandes centros hospitalares, quando dizem: “Nós ganhamos o dinheiro para aqueles gastarem” referindo-se aos investigadores, têm razão.

Dentro desta óptica, os cientistas do Instituto de Neurociencia Cognitiva da University College London, propuseram-se estudar a hipótese da estrutura cerebral variar em função da ideología política.

Em resumo, uma ressonância magnética cerebral bastaria para distinguirmos Jerónimo de Sousa de Paulo Portas.

Neste trabalho, publicado no Current Biology ( 2011: 10.1016/j.cub.2011.03.017) os autores explicam que, segundo estudos prévios, as ideias políticas são influenciadas tanto por factores genéticos como ambientais. Investigações recentes mostraram que uma zona do cerebro, o cortex cingulado anterior, parece estar relacionado com a capacidade para lidar melhor com informações contraditórias, agilidade psicológica que os autores identificam à ideología liberal. Isto é verdade….

O Dr. Kanai, autor principal deste estudo, explica que as pessoas que se dizem liberais têm um cortex cingulado anterior maior do que as que se dizem conservadoras. Nestas a sua amígdala cerebral esquerda, área do cérebro implicada na capacidade de reconhecer uma ameaça, é maior que a dos autoproclamados liberais. Afirma, que se trata da primeira evidência neurocientifica das diferenças biológicas entre liberais e conservadores.

A investigação consistiu em obter e analizar imagens de ressonância magnética estrutural, tecnología que serviu para medir o volume da materia cinzenta de um grande número de jovens. Comentam que as investigações anteriores mostraram que os conservadores são mais sensiveis à ameaça ou à ansiedade quando enfrentam situações de incerteza, ao passo que os de esquerda parecem estar mais abertos a novas experiências. Também estou de acordo…

São maneiras de pensar que, segundo o Autor, também são visiveis na própria materia cinzenta. Porém, não diz se é a ideología que dá forma ao cerebro ou pelo contrario se é este que determina a tendência política.

Sería interesante repetir o estudo com um grupo de tránsfugas para esclarecer esta questão. Se não houver suficiente materia prima em Inglaterra podemos exportar alguns…

“Em principio –diz o autor-, “o nosso método de investigação pode aplicar-se a encontrar diferenças cerebrais em dimensões políticas mais além da simplista comparação entre gente de direita e de esquerda”, admite que “talvez haja diferenças cerebrais que expliquem porque é que há pessoas que não lhes interessa nada a política ou porque é que existem partidários do Mac e partidários do PC”. Aquí o PC são os computadores e não o Partido Comunista.


baseado em artigo de Oscar Gimenez , publicado em Jano.es

Sem comentários:

Enviar um comentário