terça-feira, 13 de março de 2012

Pico da Gripe


Porquê o pico de mortalidade dos idosos em Portugal nas últimas semanas?


O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSA) é o organismo estatal responsável, em Portugal, por registar e analisar o número de óbitos.

O registo feito nas últimas semanas mostra uma taxa de mortalidade superior à dos últimos três anos e ainda não sabemos quando irá estabilizar. Só de 20 a 26 de Fevereiro registaram-se 3 080 mortos, mais 600 que nos anos anteriores.

As vítimas estão na sua maioria numa faixa etária superior aos 75 anos e as causas de morte devem-se a problemas respiratórios devido a complicações infecciosas. 

As modificações climatéricas (vaga de frio) e a epidemia da gripe no nosso país são, sem sombras de dúvidas, responsáveis pelo aumento da mortalidade neste último mês. 

Contudo, por si só não justificam estes números. Já houve anos em que o registo de casos de gripe foi semelhante mas com a diferença que actualmente existem vacinas em quantidade suficiente. Segundo parece este ano até se registou um maior número de pessoas vacinadas. 

A OMS indica que há uma relação, comprovada cientificamente, entre as condições sócio económicas de uma população e o seu estado de saúde. 

As medidas de austeridade implementadas em Portugal são responsáveis pela má alimentação (produtos alimentares mais caros), por deficiências habitacionais, (casas mal aquecidas, electricidade mais cara), por dificuldades de acesso aos estabelecimentos de saúde (aumento de taxas moderadoras e de transporte), são razões mais do que provadas pelos peritos em Saúde Pública, como causas de aumento da mortalidade nos idosos.

1 comentário:

  1. Estou inteiramente de acordo consigo. É por demais evidente esta relação, entre a ocorrência destas mortes e as condições socioeconómicas desta faixa etária.
    Uma situação que devia deixar qualquer Estado corar de vergonha.

    ResponderEliminar