terça-feira, 1 de outubro de 2013

Autarquicas

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e enche o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”Bertold Brecht

Algumas pequenas reflexões soltas sobre as eleições autárquicas. 
  1. Não vale a pena ouvir os comentadores políticos ou ler os jornais, prefiro as opiniões transcritas em blogues ou dos meus amigos no facebook.
  2. Os jornais dizem:- a abstenção foi o grande vencedor destas eleições 47% +ou-. No último senso o país registava cerca de 10 milhões de habitantes e existem 9,5 milhões de votantes, é certo que a natalidade baixou."Mais quand'même..."Contudo, o numero de abstenções e de votos em branco foram muito elevados, deve-se a muitos factores desde a politica dos partidos do "arco da governação" até este pessimismo nacional que não nos larga desde D. João II. Para quê votar, nada muda, já estou farto de políticos, etc...etc... 
  3. Afirmativo:- Grande vitória da esquerda. Sobretudo da CDU que volta a pintar de vermelho o sul do país. O PS também é um dos grandes vencedores. O governo é o grande derrotado ( oh Portas já não enganas ninguém)
  4. Significativo: Fim do poder absoluto do Jardinismo na Madeira, derrota de Menezes no Porto, vitória do PS em Gaia e Gondomar ( adeus ao Major)
  5. Vergonha: A vitória de Isaltino e seu sosia  em Oeiras. Como é possível ao fim de tantos anos de democracia o povo de Oeiras votar conscientemente, num presidiário corrupto, os boletins de voto tinham a cara dos dois corruptos. Imagine-se! Onde estava a Comissão Nacional de Eleições! Assalta-me à memória uma frase que li num livro em que um velho dizia ao neto:-" Dirigentes corruptos só são eleitos quando o povo é corrupto".         Não quero acreditar, mas que há alguma verdade há.

Sem comentários:

Enviar um comentário