sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LAGRIMAS DE CROCODILO


Lágrimas de Crocodilo




Lágrimas de Crocodilo são as vertidas pelos governantes italianos e europeus, perante a tragédia dos emigrantes e refugiados africanos que tentam desesperadamente chegar à Europa, fugidos da fome e da guerra.
Quando em Maio de 2008 o governo italiano aprovou o chamado "Pacote de Segurança", que tipificava como delito a imigração clandestina e crime, com pena de prisão, a quem ajudasse estrangeiros em situação irregular e isto com o aval dos governos e autoridades europeias. Onde estava a indignação?
O Governo Católico de Espanha deixou sem assistência sanitária quase 900.000 imigrantes. Aonde estava a dor?
A França, terra da Igualdade,Liberdade e Fraternidade, expulsa ciganos romenos porque incomoda a sua maneira diferente de viver. Onde estava a fraternidade?
O que é que as instâncias europeias fizeram?
Em Portugal o apoio aos poucos refugiados é reduzido. O que fizemos?
O Papa Francisco, filho de emigrantes, rezou e chorou os mortos em Lampedusa. Mas nós europeus não nos devíamos ter indignado antes, ao vê-los chegar, às praias do mediterrâneo, pobres vindos de nações ricas. Países com enormes recursos naturais e empobrecidos pela voracidade das grandes multinacionais, com a cumplicidade das oligarquias locais aliadas dos governos europeus.
Devíamos ter gritado quando vimos que a ajuda Norte/Sul se transformou numa grande farsa e resultou numa maior exploração destes povos condenando-os à miséria, são eles que mais tarde desesperados naufragam nas nossas águas.
Lampedusa, ou tantos outros casos que nem sequer conhecemos, são a vergonha desta Europa desumanizada e egoísta espelho das sucessivas politicas levadas metodicamente a cabo pelos seus governos. Os ideais de solidariedade e de capacidade de revolta perante as injustiças gritantes que se desenrolam aos nossos olhos, foram destruídos. Os povos da Europa solidária deram origem ao individualismo e à indiferença do que se passa com o vizinho do lado, para que de mãos dadas nos deixemos docilmente empobrecer, humilhar ou inclusive matar.

A politica neoliberal e o poder financeiro que comanda o mundo conseguiu, como nunca na nossa história recente, a concentração das riquezas nas mãos de muito poucos, são os tais 1%, que falam os indignados norte americanos. Empobrecem nações, mesmo na Europa, como acontece com Portugal, Grécia e Irlanda. 
A contra revolução neoliberal não é só financeira mas também filosófica, desejam o aparecimento do homem novo, inculto, egoísta  obediente e apolítico. 
Margaret Thatcher, exprimiu -o, sem sombras de dúvidas, quando dizia que o objectivo era "mudar a alma" para que no mundo exista não uma sociedade mas indivíduos.

O Papa foi a Lampedusa e acompanhado de um mar de gente cristã rezou e chorou os perto de 500 mortos. Mas não se pode ficar por aqui, cristãos e não cristãos temos de combater as politicas neoliberais, reconquistar a humanidade que temos vindo a perder e começar a criar uma sociedade nova.
Temos de fazer jorrar de dentro de nós o que há de autenticamente humano, repudio à injustiça, revolta, amor, solidariedade, são os  únicos sentimentos de onde podem nascer a consciência e a mobilização necessária para acabar com vergonhas como as de Lampedusa.











Sem comentários:

Enviar um comentário