segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Morreu o General Vo Nguyen Giap Herói do Vietname.

LEMBRAM-SE A OFENSIVA DO TETE 1968

Morreu aos 102 anos de idade, uma figura central na vitória do Vietnam. Primeiro contra o colonialismo francês e depois contra os norte-americanos, à época o maior e mais bem apetrechado exército do Mundo.

Desde muito jovem iniciou a luta pela libertação do seu país em várias organizações clandestinas. 
Foi preso em 1930 e condenado a 3 anos de prisão, foi libertado meses mais tarde. 
Entrou para a Universidade de Hanói em 1933 de onde é expulso passados 2 anos por agitação revolucionária. Na universidade conheceu Dang Xuan Khu, que mais tarde utilizou o pseudónimo de Truong Chinh, o principal ideólogo do Comunismo Vietnamita. Foi ele que recrutou Giap para o Partido Comunista. Consegue terminar os seus estudos em Direito. Publica o seu primeiro livro em 1939, juntamente com Truong Chin, intitulado A QUESTÃO CAMPONESA que aborda o tema da aliança operária/camponesa. No ano seguinte o Partido Comunista da Indochina foi proibido e teve de fugir para a China onde conheceu Ho Chi Minh, aqui estuda a tese da guerra de guerrilha e a guerra popular prolongada. Tese que irá aplicar habilmente no seu país. 
A polícia francesa prendeu a sua esposa e a sua irmã e usou-as como reféns para pressionar Giap a render-se. A repressão foi feroz a sua irmã foi guilhotinada e a sua esposa condenada a prisão perpétua, tendo morrido na prisão devido às torturas sofridas. Os colonialistas franceses não ficaram por aqui, mataram o seu filho recém-nascido, o seu pai, duas irmãs e outros parentes. Em 1941, funda com Ho Chi Minh o Dong Minh, mais conhecido por Vietminh ( Liga para a independência do Vietnam) uma Frente de Libertação Nacional. Neste mesmo ano entra no Vietnam e inicia a guerra de guerrilhas. Junta forças guerrilheiras dispersas e forma um exército capaz de expulsar os franceses. Começa uma campanha de propaganda e recrutamento transformando os agricultores em guerreiros conjugando o treino militar à educação politica. Em 1945, já tinha 10 mil homens sob o seu comando e derrota os japoneses que ocupavam todo o sudeste da Ásia. Com Ho Chi Minh conduz as suas forças para Hanoi e declara a independência do Vietname. Vence as tropas francesas na célebre batalha de Dien Bien Phu, em 7 de Maio de 1954, nem a ajuda dos bombardeiros americanos conseguiram salvar o exercito imperialista francês.
Pela primeira vez na História um país feudal e uma agricultura debil vence um exército experiente e apoiado numa industria próspera e moderna de guerra. Generais franceses conhecidos foram humilhados um após outro. Paris cedeu e os acordos de Paz resultam na divisão do Vietname. O General Giap foi nomeado Ministro da Defesa do Vietname do Norte, como tal volta a conduzir a luta contra os novos invasores utilizando a guerra de guerrilhas. Os primeiros soldados americanos morrem quando a 8 de Julho de 1959 se deu o ataque a uma base militar a nordeste de Saigão. Quatro presidentes norte - americanos lutaram contra o Vietnam, deixando o rastro de sangue de 57.690 americanos mortos e 600 mil soldados vietnamitas. Os Estados Unidos abandonam o país em 1973. A reunificação do Vietname, dois anos depois, acontece quando um tanque do exército revolucionário derrubou o muro da embaixada dos EUA e os últimos invasores fugiram à pressa de helicóptero do telhado do edifício. 
 Ainda hoje as tácticas de guerrilha de Giap são uma das fontes para o estudo de estratégias militares mundiais 



Sem comentários:

Enviar um comentário