quinta-feira, 3 de outubro de 2013

OS DEUSES ESTÃO LOUCOS



Os Deuses da Medicina estão loucos.
Chega-nos dos States, um artigo da autoria de Sullivan e coll, publicado no Gatroenterology.2013. com o titulo: Aspiration Therapy to Weigth Loss in Obese Subjects: a Pilot Study.

No período em que dirigi o serviço de cirurgia pediátrica, no Hospital de Santa Maria havia uma sessão semanal, a cargo dos  internos da especialidade, de análise critica aos artigos publicados em revistas internacionais conceituadas, como esta.
Perante um numero assustador de publicações diárias de artigos científicos na Internet é natural que os jovens médicos fiquem desorientados.
A imprensa médica nacional é muito pobre para preencher este vazio e servir de filtro seguro e critico aos artigos da net, a Ordem dos Médicos podia nos seus boletins fazer referência pelo menos aos livros e revistas idóneas, aconselhando a sua leitura.

Resumindo, este artigo:- Para combater a obesidade mórbida os autores inventaram uma técnica que consiste em comer e depois aspirar. Provavelmente baseados no emagrecimento dos doentes que sofrem de anorexia nervosa.

Vou propositadamente utilizar uma linguagem não médica. A técnica consiste em praticar uma
gastrostomia ( buraco no estômago) e colocar um tubo para aspirar. Praticaram em 18 indivíduos obesos de grau III. O emagrecimento foi certo, pois se aspiramos depois de comer não há absorção dos alimentos.
A aspiração gástrica era realizada 20 minutos após as refeições fornecendo assim um mínimo de 200 Kcal. A aspiração durava 5 a 15 minutos consoante a quantidade de alimentos a aspirar. Três dos voluntários abandonaram o estudo por dores abdominais e motivos pessoais. Tiveram de substituir as perdas com suplementos de ferro, vitamina D e vitamina B12 a alguns dos voluntários. Registou-se somente, como complicação mais grave, uma hipokaliémia,  num individuo que não tomou regularmente o suplemento de potássio prescrito.

Os autores concluem que a perda de peso é muito superior à esperada com medidas clássicas e igual à da cirurgia bariatrica, mas com menos complicações. A redução calórica foi estimada em 30%.

Este tratamento é típico da ética behavorista norte-americana. Como sempre a origem da causa da sobrealimentação dos obesos fica esquecida e não interessa nem aos doentes nem aos médicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário