quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CURIOSIDADES DA MEDICINA 1 ( Escorbuto)




CURIOSIDADES DA MEDICINA 1

(ESCORBUTO)


No século XV, aquando da epopeia dos descobrimentos, a epidemia do escorbuto foi patente entre os marinheiros das Caravelas, era então conhecida como o “Mal de Angola”, por ser nestas paragens, que começavam os homens a adoecer durante as incursões marítimas.

Pereceram dois terços da expedição de Vasco da Gama durante a descoberta do caminho marítimo para a Índia e quatro quintos das tripulações de Fernão de Magalhães na sua viagem de circum-navegação.

Calcula-se que nos séculos XVII e XIX morreram desta doença, também chamada “ peste do mar” ou “ peste dos navios”, mais de um milhão de marinheiros. A epidemia alastrava e a Medicina continuava a desconhecer a causa da doença, que era considerada contagiosa, e o tratamento consistia na prescrição de ácido sulfúrico diluído, mostarda, sangue de cobaia, etc.….

Só em 1927 se isolou a Vitamina C e se conheceu a etiologia do escorbuto, um deficit nutricional de frutas e legumes.

Parece que já Vasco da Gama (1469 – 1524) se tinha apercebido que a ingestão de citrinos parecia curar esta doença, mas as suas observações não foram sequer tomadas em conta pelos Lentes das Escolas Medicas, que ontem como hoje são avessos a aceitar opiniões de leigos, e assim as suas observações caíram, durante séculos no esquecimento.

Também o explorador francês, Jacques Cartier (1491 – 1557), quando da viagem de exploração do rio Saint Lawrence ou São Lourenço que liga os grandes lagos, no Canadá ao Oceano Atlântico, ia perdendo parte da sua tripulação se não fosse a actuação dos índios ameríndios que trataram os marinheiros com infusões de cedro (planta rica em Vitamina C).

O relato deste facto também não calou firme nos Professores de Medicina da época.

Uma das lições da história do escorbuto é que não é necessário conhecer a causa da doença para tratá-la com êxito, assim aconteceu com a perícia do escocês James Lind (1716 – 1795), médico num navio de guerra inglês HMS Salisbury, que mostrou que as laranjas e os limões eram uma cura eficaz para o escorbuto.

No tempo de Lind os citrinos já faziam parte de uma longa lista de remédios preventivos do escorbuto, contudo não era o que recomendavam as autoridades médicas da época: - o “Real Colégio de Medicina” aconselhava gargarejos com ácido sulfúrico diluído e a Armada Britânica preconizava o uso do vinagre.

O grande mérito deste médico escocês, não foi prescrever os citrinos no seu receituário, mas pela primeira vez na história da medicina ter comprovado a eficácia do seu remédio por intermédio de um verdadeiro ensaio clínico:

Escolheu 12 marinheiros com escorbuto e dividiu-os em seis grupos de dois; tratou uns com sidra, outros com ácido sulfúrico, outros ainda com vinagre, água do mar, nós moscada e o ultimo grupo com duas laranjas e um limão, mantendo o resto da dieta igual para todos.

No fim do ensaio, concluiu que as frutas eram o melhor tratamento, realizando o primeiro ensaio clínico da História da Medicina. Deve-se, portanto, a este médico escocês a forma de avaliação eficaz das intervenções médicas.

Hoje, a Biblioteca James Lind (www.jameslindlibrary.org) é um dos sítios de referência na Internet para mostrar os ensaios da medicina baseada na evidência e estimular o pensamento crítico.

Alguns ensinamentos podem ser retirados desta história

1. A falta de humildade das autoridades médicas (Universidades). Ainda hoje uma terapêutica instituída por um clínico que trabalhe fora dos grandes centros hospitalares e diferente da ensinada pelos Mestres, não é aceite com facilidade.

2. O ensaio clínico continua a ser o grande campo de investigação da biomedicina

3. A maior colaboração entre as universidades, os hospitais e os clínicos de ambulatório.

… para que não volte a ser necessário 1 milhão de mortos e mais de 400 anos para que uma terapêutica seja aceite.

1 comentário:

  1. Muito interessante. Parabéns. Pelo blog e por este post.
    Agora há que divulgar o blog epara tua informação podes meter aqui com vista para os de fora ou só prara ti um conta-quilómetros, quero dizer um contador de visitas e visitantes.
    Abraço

    ResponderEliminar